Diagnóstico auditivo

Ao chegarem ao NUTEP, encaminhadas por uma unidade de saúde ou por demanda espontânea, a criança e sua família são acolhidas pelo Serviço Social, que inicia os procedimentos para inclusão no programa assistencial. Começa então o processo de atenção permanente ao longo de toda a trajetória institucional. Inicialmente procede-se a avaliação sócio-assistencial e orientação para aquisição de benefícios. Durante o acompanhamento na instituição o Serviço Social aplica Protocolos de Medicação Especial, viabiliza apoio jurídico, visitas domiciliares e grupos de orientação aos pais. É a Terapia Centrada no Cliente, levando em conta o contexto familiar de cada criança.

    Desde 2004 o NUTEP é um Centro de Referência no Ceará em Audiologia. Em 2014 foi habilitado pelo Ministério da Saúde como um Centro Especializado em Reabilitação II abrangendo as áreas de Audiologia e Intelectual – TEA.

    No campo da Audiologia realiza diagnóstico e tratamento das deficiências auditivas em crianças e adultos, através de Triagem Auditiva Neonatal, Diagnóstico Auditivo (Audiometria, Imitanciometria, Emissões Otoacústica e BERA), seleção, adaptação e entrega de Próteses Auditivas, bem como, sistemas de Frequência Modular – FM, disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde/Ministério da Saúde.

    Em 2015, o NUTEP implantou o serviço de atenção a pacientes com Transtorno do Espectro Autista – TEA (Unidade II).O Serviço realiza avaliação, intervenção e acompanhamento de crianças com diagnóstico ou sinais e sintomas de alerta para o Autismo, através de uma equipe multiprofissional, nas áreas de Neuropediatria, Pediatria, Enfermagem, Assistência Social, Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia.

    O programa engloba ações terapêuticas com a criança, tendo como base de intervenção, o Plano Terapêutico Singular. Nele são estabelecidas metas e estratégias a serem desenvolvidas com cada criança. São ações focadas na família, através de um treinamento sistemático de pais e cuidadores, oferecendo suporte emocional e orientações em relação ao manejo e tratamento. O foco principal é melhorar a capacidade de adaptação, interação social e comunicação das crianças com autismo e acolhimento das famílias.