30 anos - NUTEP

Em 1987, há exatos 30 anos, surgia o NUTEP – Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce – numa pequena sala do ambulatório de Pediatria da Universidade Federal do Ceará – UFC. Instituição filantrópica (CEBAS – Saúde) de direito privado, dotada de títulos de Utilidade Pública nas esferas municipal, estadual e federal. Está ligado a Universidade Federal do Ceará como um Programa de Extensão, sendo mantido exclusivamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Está inscrito no Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Fortaleza - COMDICA.

Foi o primeiro a introduzir o “Teste do Ouvidinho” no Norte e Nordeste brasileiro, há mais de 15 anos. Hoje está no mesmo nível dos países desenvolvidos no diagnóstico precoce da deficiência auditiva. Foi a primeira equipe a encaminhar e dar assistência a crianças com implante coclear. Iniciou o atendimento multiprofissional ainda na Unidade Neonatal e UTI, propiciando um melhor prognóstico a recém-nascidos de risco. Com isso os profissionais médicos passaram a compreender e valorizar o trabalho em equipe.

Com o objetivo de oferecer maiores recursos de independência e melhor qualidade de vida, principalmente aos pacientes mais carentes, criou a Oficina de Adaptações e Mobiliários em PVC (Tecnologia Assistiva). Hoje os conhecimentos adquiridos nessa área são expandidos a outras Instituições interessadas.

Sempre foi marcante o seu papel na Graduação e Pós-Graduação. O NUTEP é ímpar na oportunidade que oferece para formação de alunos em todos os níveis. Promove inúmeros cursos de capacitação e especialização em Desenvolvimento Infantil, incluindo Audiologia. Mantém o programa de extensionista para os profissionais graduados tanto da UFC como de outras Universidades do nosso estado. É campo para formação das várias áreas de residência da UFC e palco de teses que têm como tema o Desenvolvimento Infantil.

No Núcleo não são apenas as crianças que são cuidadas; as atividades de apoio às famílias se dividem entre encontros, seminários e palestras para grupos de pais e/ou cuidadores. Criaram-se grupos de convivência, com o desenvolvimento de ações educativas discutindo temas integrantes da rotina das crianças com necessidades especiais. E alguns dos temas colocados em discussão decorrem de sugestões dos próprios pais. São ainda promovidas ações globais com atividades a conseguir recursos que auxiliem o transporte de crianças não beneficiadas com o passe livre, como a realização de bazares, além de outras iniciativas visando o lazer, bem-estar e auto estima das famílias.

Cada atendimento é realizado de forma única, singular, traçada sob medida para cada paciente, considerado em seu contexto familiar próprio. Não há um modelo fixo para todos os casos. É a Terapia Centrada no Cliente com foco na humanização do atendimento, dirigindo atenção especial a cada família que entra para o serviço.

Nessa longa e inovadora trajetória de crescimento, muitos foram os desafios e momentos de dificuldades, e muitas foram também as recompensas e as alegrias pelo sentimento de dever cumprido.

Hoje o NUTEP é Instituição de referência no Ceará em assistência, ensino e produção de conhecimentos em transtornos do desenvolvimento na infância. Com uma equipe de mais de uma centena de profissionais qualificados em áreas específicas, o Núcleo assiste permanentemente cerca de 1.200 crianças entre zero e 12 anos, com diversos transtornos do desenvolvimento, acompanhando igualmente suas famílias.

Para celebrar suas três décadas de atuação o NUTEP estará promovendo um Encontro Científico sobre Recentes Avanços em Intervenção Precoce e Reabilitação, no período de 9 a 11 de novembro de 2017, em Fortaleza - Ceará. A programação será ministrada de forma teórico-prática e constará de mini-cursos, conferências, palestras e mesas redondas que abordarão os temas: Paralisia Cerebral, Transtornos do Espectro Autista e Síndrome Congênita do Zika Virus. Para isso foram convidados profissionais nacionais e internacionais com grande referência na área para discussão destes temas.

O objetivo principal é promover a troca contínua de experiências e conhecimentos dos profissionais desta área, mantendo-os desta forma sempre em dia com os avanços da medicina, novas técnicas e em contato com Profissionais de outros Estados e Países.

Comissão Organizadora

- Coordenador Geral

Dr. Lucivan Miranda

- Membros da Comissão:

Dra. Adrianna Teixeira Nunes

Dra. Ana Flávia de Lavor Porto

Dra. Lêda Frota

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de Fortaleza. Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional. Fisioterapeuta e Coordenadora Financeira do Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce-NUTEP.

Dra. Rita Brasil