imagem 02

Tecnologia Assistiva engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que promovem a funcionalidade de pessoas com deficiência, incapacidade ou mobilidade reduzida, visando autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

No Brasil, a oferta desses recursos ainda é bastante limitada. Além disso, muitos dos recursos disponíveis no mercado são extremamente caros e inacessíveis para a maioria da nossa população.

Pensando em mudar esta realidade, o NUTEP iniciou um projeto pioneiro e inovador com a confecção de recursos, implementando estratégias e práticas de serviços em uma unidade especializada em Tecnologia Assistiva – Oficina Ortopédica na cidade de Fortaleza (CE).

 

Oficina Ortopédica - NUTEP

ICONE OFICINA ORTOPEDICA
Confecção de Tecnologia Assistiva.
(órteses, mobiliários adaptados em PVC, prancha ortostática e adequação postural em cadeiras de rodas)

ICONE EQUIPE DE PROFISSIONAIS
Equipe Especializada em TA
Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, técnicos em ortopedia e costureiras.

ICONE CURSOS E TREINAMENTOS
Cursos e treinamentos para profissionais da saúde e áreas afins

ICONE PARCERIAS
Convênios e Parcerias

Recursos Confeccionados

imagem cadeira de rodas 1
Adequação Postural
(cadeira de rodas)

EXTENSOR DE MMII
Órteses e Adaptações

CADEIRA DE BANHO

Mobiliários adaptados em PVC

bota whatsapp

Principais Benefícios

✓ Conforto;

✓ Estabilidade;

✓ Segurança;

✓ Posicionamento correto;

✓ Suporte para redução do gasto energético;

✓ Prevenção de deformidades;

✓ Acomodação de deformidades pré-existentes retardando evolução;

✓ Melhor distribuição do peso para prevenção de úlcera por pressão;

✓ Auxílio no desempenho funcional;

✓ Potencialização de habilidades funcionais;

✓ Auxílio nas funções vitais;

✓ Possibilidade de Inclusão Social e acessibilidade;

✓ Facilidade no transporte do paciente.

Estamos em constante busca de novas formas de atuação que incluem ações, programas e projetos de melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, de seus familiares e cuidadores, nos diversos contextos de vida.

imagem 04

 

Etapas do Atendimento

 

O paciente poderá ser encaminhado para a Oficina Ortopédica do NUTEP via unidade básica de saúde, clínicas ou profissional de saúde.

Posteriormente será avaliado por um terapeuta ocupacional e fisioterapeuta, especializados em tecnologia assistiva.

✓ Encaminhamento formal do profissional de saúde habilitado que esteja dando assistência ao paciente;

✓ Avaliação das necessidades do paciente/usuário;

✓ Definição do melhor dispositivo;

✓ Prescrição e confecção do equipamento/recurso;

✓ Teste/Prova;

✓ Treino de uso/orientação;

✓ Acompanhamento.

Os recursos de TA são fundamentais nos processos de reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras e sensoriais. No entanto, é imprescindível a correta indicação, avaliação, prescrição, orientação e acompanhamento por profissionais habilitados.

Portanto, é necessário que um profissional capacitado avalie o indivíduo levando em consideração os fatores psicossociais, socioeconômicos, medidas antropométricas, presença de deformidades, características da patologia, estado cognitivo, motivação do paciente para uso do recurso, além da probabilidade do paciente e dos familiares aderirem ao tratamento e seguirem as recomendações de uso, higiene e segurança, o ambiente em que vive e realiza suas atividades, bem como os papéis ocupacionais que desempenha em sua rotina.

imagem 03


bota whatsapp

Equipe Técnica

 

Ana Flávia Porto – Coordenadora Geral

Camila Ponte - Terapeuta Ocupacional

Érica Feitosa - Terapeuta Ocupacional

Francineide Sampaio - Terapeuta Ocupacional

Iorana Pessoa - Terapeuta Ocupacional

Aleksandro Ponte - Fisioterapeuta

Cibele Herculano – Fisioterapeuta

Glaudiane Paiva – Fisioterapeuta

Luciana Pinto – Fisioterapeuta

Clara Lúcia Moreno – Coordenadora Administrativa

Everton Monteiro – Técnico em ortopedia

Francisco Marcos Souza - Técnico em ortopedia

Gabriel Monteiro - Técnico em ortopedia

Otávio Viana - Técnico em ortopedia

Francisco Cândido - Técnico em ortopedia

Brena Costa – Costureira

Raimunda Vieira – Costureira

Rosângela Sampaio – Costureira

Fabíola Lima – Recepcionista

Magenízia Marques - Recepcionista

imagem 01

 

Compromisso social

São poucas as instituições e serviços que conjugam ações de intervenção nos transtornos do desenvolvimento na infância e adolescência com a oferta de recursos auxiliares ao processo terapêutico.

O NUTEP - Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce ciente desse cenário e consciente do seu papel na busca pela ampliação e aprimoramento do leque de possibilidades de atenção à criança com distúrbios no desenvolvimento, vem buscando novas formas de atuação que incluem ações, programas e projetos de melhoria na qualidade de vida das crianças e de seus familiares, nos diversos contextos de vida.

Desde 1987, o Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) vem enfrentando com seu trabalho singular os desafios trazidos pelo aumento no número de crianças com deficiência, particularmente àquelas com paralisia cerebral (PC), de grande relevância não só pela alta prevalência como também pelo impacto que pode ter sobre as condições de vida da criança e de sua família.

Em 2000 o Nutep iniciou a confecção de adaptações e órteses com o objetivo de produzir recursos auxiliares aos processos de reabilitação das crianças.

Em 2014 foi aprovado um projeto em parceria com o Ministério da Saúde - PRONAS/PCD/MS”, que trouxe o aporte de recursos financeiros permitindo ampliar as ações já desenvolvidas.

Em 2019 a unidade de tecnologia assistiva foi habilitada como Oficina Ortopédica pelo Ministério da Saúde – MS.

Em 2020 formalizado o convênio com a secretaria municipal de saúde de Fortaleza/CE – SMS.

Para estes futuros cidadãos, é imprescindível o acesso aos recursos de TA, oferecendo oportunidades para um crescimento mais saudável e com maior autonomia e independência no convívio familiar, escolar e comunitário.

Nessa perspectiva, a Oficina Ortopédica do NUTEP, através da confecção dos diversos recursos de tecnologia assistiva: adaptações, mobiliários e órteses, vêm oferecendo uma série de recursos auxiliares na habilitação/reabilitação de muitas crianças e adolescentes com disfunções neuromotoras e sensoriais.

Mesmo com a possibilidade na utilização dos recursos e estratégias em TA favorecendo maior participação dos indivíduos nas atividades da vida diária, escolar e social, torna-se muito importante que políticas públicas sejam implementadas para transpor as barreiras impostas pelos ambientes, criando melhores condições de acessibilidade aos usuários, fazendo com que tenham mais autonomia e sejam incluídos na sociedade como de fato necessitam.

Não à toa, convivência, inclusão, autonomia e oportunidade são palavras destacadas pelo Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

imagem 05



bota whatsapp

Formulário de Contato:
 

oficinaortopedicanutep@gmail.com