102016out

Convênio com o UNICEF

CONVÊNIO COM O UNICEF ATENDE FAMÍLIAS DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA PELO ZIKA VÍRUS


Desde maio de 2016 o Núcleo de Terapia e Estimulação Precoce está desenvolvendo, em parceria com o Unicef e a Universidade Federal de Minas Gerais, um projeto de intervenção centrado nas  famílias de crianças com sequelas da infecção pelo Zika vírus ainda na gravidez.

A equipe, liderada pelas professoras Marina Brandão e Marisa Mancini, da UFMG, e Prof. José Lucivan Miranda, da UFC, realizou um trabalho prévio com grupos focais, coordenado pela Profa. Fabiane Elpídio, do Departamento de Fisioterapia da UFC, ouvindo 22 famílias no sentido de coletar informações sobre seus sentimentos e necessidades.

“Essa escuta prévia trouxe resultados muito proveitosos para o planejamento do projeto como um todo”, afirma Rita Brasil, Presidente do Nutep. “Com base nesses grupos focais é que estruturamos o que está sendo executado agora”.

As várias linhas de intervenção com as famílias que optaram em participar incluem visitas domiciliares, atuação precoce junto aos bebês e oficinas semanais com os familiares, orientando sobre a assistência a ser prestada às crianças e sobre os recursos disponíveis, auxiliares ao tratamento. Ainda como parte do projeto é realizado acompanhamento periódico dos resultados da intervenção com as famílias.

Esta é a primeira parceria do Núcleo com o Unicef. A conclusão está prevista para o início de dezembro, havendo possibilidade de renovação.


CONTATO: Profa. Fabiane  (85) 3465.2852