102016out

Oficina de Adaptação de Mobiliário

OFICINA DE ADAPTAÇÃO DE MOBILIÁRIO: PROMOVENDO A AUTONOMIA DAS CRIANÇAS


A Oficina de Adaptação do NUTEP é cadastrada desde 2014 no Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS. A liberação de recursos se deu em setembro de 2015, permitindo a aquisição de material permanente e dando início às confecções com implantação da Metodologia Lean – um conjunto de práticas capazes de otimizar e agilizar a produção.

O projeto tem oito objetivos: 1) Ampliar a capacidade instalada da Oficina; 2) Ampliar a oferta de adaptações, mobiliários adaptados em PVC, órteses, equipamentos e materiais adaptados; 3) Ampliar o acesso à tecnologia de comunicação alternativa; 4) Implantar um laboratório de treinamento em AVDs (atividades da vida diária) 5) Capacitar profissionais para confecção e uso de recursos de adaptação e mobiliários adaptados em PVC, e comunicação alternativa; 6)  Propiciar a difusão dos conhecimentos técnicos na área de tecnologia assistida; 7) Contribuir para a valorização dos recursos, metodologias, estratégias e práticas que promovam autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social na infância. 8) Desenvolver experiência piloto na utilização da confecção de pranchas ortostáticas para crianças com  disfunção neuromotoras.

Como informa Ana Flávia de Lavôr, Coordenadora da Oficinas Mobiliários e adaptações do Nutep, “dentro do objetivo de ampliar a oferta desses mobiliários traçamos a meta de oferecer às crianças, sem custo, 960 órteses, 240 adaptações, 240 mobiliários adaptados em PVC, e 192 pranchas ortostáticas”, no período de dois anos.

Mensalmente, a equipe do Nutep realiza workshop com seis instituições da Região Metropolitana de Fortaleza para a confecção personalizada de mobiliários a serem doados. No momento, a parceria se dá com as seguintes instituições: APAE Canindé, APAE Fortaleza, Centro Integral de Reabilitação de Maracanaú, Núcleo Integral de Saúde de Maranguape, Abrigo Tia Júlia e o Recanto Psicopedagógico.

O mesmo projeto é desenvolvido rotineiramente no Nutep, com a entrega de mobiliário adaptado às crianças atendidas.


CONTATO: Dra Ana Flávia  (85) 3283.3199